Crescimento demográfico em São Lourenço, MG

Visite nossa página no Google+



          Evidentemente que essas projeções são estimativas partindo de uma medida baseada nos dados do crescimento de 2010. Mas o crescimento de uma cidade depende dos fatores econômicos operantes e da inspiração social da comunidade.
          Logo, nenhum crescimento projetado pode ser tido como preciso, mas cria uma régua de medidores econômicos e sociais útil para planejar soluções de problemas futuros, útil como índice de desenvolvimento comercial também. Tomando como base o quesito construção civil, na projeção de 2012 para 2020, teremos um aumento na faixa de 1000 residências em 7 anos, equivalentes a 143 novos domicílios construídos por ano em São Lourenço, na razão de 12 domicílios novos construídos ou iniciados por mês. Como dissemos, não se trata de uma projeção infalível, mas é um indicador do crescimento do parque residencial de São Lourenço baseado em dados verificados nas últimas pesquisas do IBGE (2010). No mesmo período de 7 anos (até 2020), a população vai aumentar em torno de 3500 habitantes, ou 500 habitantes-ano.  Se dividirmos 500 habitantes-ano por 12 meses, teremos cerca de 41 novos são-lourençanos-mês confrontando com um índice de 12 domicílios-mês. Se consideramos que o ideal de família seriam 4 pessoas (pai, mãe e dois filhos) e colocarmos 4 pessoas dentro de cada um desses 12 domicílios-mês, teríamos uma estimativa de 48 pessoas abrigadas e nenhum índice de défict habitacional. A presença do déficit habitacional se dá por conta dos domicílios fechados e dos domicílios com menos de 4 moradores. Mas, no geral, existe um equilíbrio socioeconômico na confrontação dos números da densidade demográfica e do parque residencial, que, nas estimativas das estatísticas de crescimento entre 2010 e 2012, apresentou um índice de 1% de crescimento ao ano. Podemos dizer que não existe em São Lourenço uma população de rua.

Análise feita por Marco Aurélio Rodrigues Dias

São Lourenço, 05 de março de 2013.

EPUBLICAR - Livros, EPUB, reportagens, Ciência
Página do Jornal O Dias no Google Plus Epublicar é uma livraria online que disponibiliza obras literárias de fundamental importância para a informação e a evolução do ser humano. Perfil do Epublicar no Google Plus